Conheça os tipos mais comuns de manchas na pele!

by Out 11, 2022

Existem muitos tipos de manchas na pele – e várias causas para seu surgimento. Entenda mais sobre o assunto e como prevenir este problema.

Com o passar dos anos, é normal que comecem a surgir algumas manchas na pele. Afinal, passamos por períodos de exposição solar e mudanças hormonais, além do próprio processo de envelhecimento da pele. 

E esses são só alguns dos motivos que podem ocasionar as manchas. Neste conteúdo, você vai entender as principais causas das manchas na pele, as diferenças entre cada um dos tipos e também como evitar seu surgimento. Continue a leitura! 

Exposição prolongada ao sol sem proteção

Este tipo de manchas, causadas pelo sol, aparecem mais frequentemente em pessoas de pele clara ou morena. São casos de exposição excessiva ao sol, na maioria dos casos sem nenhum tipo de proteção.

As partes do corpo geralmente mais afetadas são as mãos, braços, rosto, pescoço e colo. É mais comum o aparecimento após os 40 anos, mas também podem surgir bem antes.

Manchas ocasionadas por alterações hormonais

Geralmente é na gravidez que aparecem o maior número de manchas na pele das mulheres, principalmente nas maçãs do rosto e na testa. Isso se deve às alterações hormonais que ocorrem no organismo da mulher neste período. 

Na menopausa, quando ocorre outra revolução dos hormônios femininos, o surgimento de manchas também é comum.

Estas mudanças estimulam os melanócitos, que passam a produzir mais melanina e deixam algumas áreas do rosto mais escuras. Estas manchas, chamadas de melasma, tendem a ficar ainda mais escuras  se houver exposição em um período mais prolongado ao sol.

Manchas causadas por alergia

Outra causa bem frequente de manchas na pele, são as alergias. Como elas costumam coçar muito, se tornam manchas vermelhas, ou ainda marrom, dependendo da causa.

As manchas de alergia podem surgir depois de comer algum tipo de alimento, como camarão, morango ou amendoim, por exemplo. Ainda, existem casos de alergia causados por perfumes, cremes, ou materiais utilizados em  pulseiras, correntes, brincos, entre outros acessórios que ficam em contato com a pele. Ou seja: as causas são muito variadas! 

Manchas causadas por limão

Quem nunca utilizou limão em algum preparo e, por não lavar bem as mãos, acabou ficando com as manchas da fruta após exposição excessiva ao sol? Esta reação é chamada de fitofotodermatite, que leva ao aparecimento de pequenas manchas escuras na pele ou até queimaduras.

Essas manchas costumam desaparecer com o tempo, mas é necessário alguns cuidados na área atingida. Como o uso de protetor solar, e evitar cremes e perfumes na região. 

Micose de praia ou pano branco

Outra espécie bastante comum de manchas de pele é a chamada micose de praia ou pano branco. Ela tem este nome porque são manchas brancas que aparecem no corpo, geralmente quando se toma sol. É uma doença causada por fungos, que impede a produção de melanina.

Manchas ocasionadas por diabetes

Algumas doenças podem causar o surgimento de manchas, como é o caso do diabetes. Normalmente, as manchas são escuras e surgem ao redor do pescoço, nas pregas cutâneas, axilas e por baixo das mamas.

Acnes que deixam marcas

As cicatrizes das espinhas e cravos são bem comuns na pele de jovens e adolescentes. Elas aparecem principalmente após o surgimento de acnes graves, por exemplo. E podem se estender também por toda a vida adulta, causando problemas de autoestima. 

As alterações hormonais e a pele muito oleosa estão entre os principais fatores que levam ao surgimento de acne. 

Como diminuir as manchas

Como mencionamos no início do material, é normal que com o passar dos anos algumas manchas surjam. Mas se não desaparecerem, isso tem solução! 

O primeiro passo é identificar a causa das manchas. Se for uma alergia, por exemplo, é preciso evitar contato com o material ao qual é alérgico, ou mesmo o consumo de determinados alimentos. 

Também é preciso ter atenção e identificar se essas manchas não podem representar algum problema de saúde. Afinal, sabemos que a exposição prolongada ao sol pode trazer problemas e acarretar, em casos mais extremos, no surgimento do câncer de pele. 

Já quando falamos de manchas causadas pelo sol, ou por alterações hormonais, existem diversas possibilidades. Determinados procedimentos estéticos, como os peelings e microagulhamento podem ser utilizados no tratamento das manchas.

Além disso, é possível tomar alguns cuidados no dia a dia, para evitar o surgimento de novas manchas. 

Como evitar o surgimento de manchas na pele

  • A principal forma de evitar a grande maioria de manchas que aparecem na pele, é usando o protetor solar diariamente. Independente se há ou não sol, o uso do protetor deve ser um hábito. Além disso, evite a exposição ao sol das 10h às 16h;
  • Ainda sobre os cuidados com o sol, faça uso de acessórios de proteção, como chapéu, boné ou viseira para complementar a proteção do filtro solar;
  • As gestantes devem ter um cuidado com a saúde ainda maior durante a gravidez. Por isso é muito importante o uso diário do protetor solar com alto fator de proteção. Neste período há propensão do escurecimento da pele mesmo em locais onde não há contato com o sol, em função dos níveis de hormônios e estimuladores de melanina;
  • Tenha sempre em mãos um hidratante e calmante pós depilação. O uso frequente de ceras e lâminas para depilação pode causar manchas e vermelhidão; 

Cuidados simples do dia a dia, como o uso de protetor solar fazem toda a diferença para evitar o surgimento de manchas. Transforme isso em um hábito e tenha cuidados frequentes com a pele. 

Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a diversos outros conteúdos relacionados!

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?